O mês de novembro já acabou, mas não podemos deixar de lembrar a campanha que ocorreu neste mês que se passou: O Novembro Azul.

download (1)

Mas afinal, o que é novembro azul?

Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde do homem. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.

Inicialmente, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do  câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.

Conforme os anos foram se passando, a campanha foi conquistando cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países.

Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.

O Movember veio da junção da palavra inglesa moustache (bigode) com novembro (november). Atualmente, há também quem se refira à campanha como No Shave November(Novembro Sem Barbear, em tradução livre).

Vale lembrar, também, que o mês de novembro foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.

download

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro na abordagem de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil por meio da campanha Um Toque, Um Drible. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, passou-se a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem: surgia o Novembro Azul.

Por todo o Brasil, iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações em locais de grande circulação de pessoas como estradas, estádios e autódromos e apoios de instituições e personalidades lembram a importância da realização de exames preventivos.

novembro-azul.jpg

A loja Good Mood apóia e veste essa campanha, não somente durante o mês de novembro, mas sim durante o ano inteiro, frisando que os cuidados com a saúde do homem é muito importante, tanto quanto a saúde da mulher. Cuide-se. Previna-se.

 

Fonte:

https://www.ladoaladopelavida.org.br/a-campanha-novembro-azul

https://minutosaudavel.com.br/novembro-azul/#o-que-e

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s